Paládio - O Novo Metal Branco


O Paládio é um metal prateado-branco que faz parte do grupo da platina. Ele foi descoberto na América do Sul em 1803 por William Hyde Wollaston, um brilhante pesquisador que tem dentre suas contribuições à ciência, a descoberta do ródio além do paládio.


O Paládio tem sido usado como um metal precioso em jóias desde 1939, como uma alternativa à platina ou ouro branco. Porém, antes de 2004, o principal uso do paládio em jóias foi como uma liga na fabricação de jóias de ouro branco. A partir de 2004, quando os preços do ouro e da platina começaram a subir vertiginosamente, joalheiros chineses começaram a fabricar volumes significativos de jóias com o paládio.

Em 2008 a popularidade da jóia de paládio cresceu muito entre as maiores joalherias do mundo. Inicialmente, no mercado da joalheria nupcial, o paládio compôs linhas de anéis de noivado como a coleção da Lieberfarb (http://www.lieberfarb.com) em razão de sua beleza, durabilidade e devido ao seu acabamento brilhante que permanece sempre o mesmo após anos. A indústria joalheira fez então um esforço conjunto de marketing para promover o novo "metal branco" em todo o mundo.

Como membro dos metais do grupo das platinas, o paládio compartilha muitos dos mesmos atributos da primeira. É um metal raro, hipoalergênico, de coloração branca naturalmente brilhante, durável, maleável e puro.

Há, entretanto, umas poucas diferenças entre o paládio e a platina: o primeiro é mais branco, 12,6% mais duro, o que significa que é extremamente apropriado para o uso constante e também é cerca de 40% menos denso que a platina. Outra notável diferença entre os dois metais, que não passa despercebida pelos joalheiros, é o custo que é bem menor em relação à platina. Para as jóias folheadas a grande vantagem é que o paládio não escurece, nem mancha.

Com sua crescente utilização no mercado de jóias e afins, há quem o defenda afirmando ser o paládio mais do que apenas um substituto barato de outros metais: "O paládio não é uma alternativa à platina ou ao ouro branco" , afirma John Stark, presidente da Aliança Palladium Alliance International (PAI). "O metal se sustenta por seus próprios e exclusivos méritos e é uma ótima opção no mercado de jóias finas." Sua crescente demanda comprova que o paládio é um excelente metal para a indústria joalheira que não está sozinha em reconhecê-lo como sendo cheio de qualidades.

Companhias relojoeiras como as suíças Ulysse Nardin (http://ulysse-nardin.com/) e a Parmigiani Fleurier (http://www.parmigiani.ch/) também adotaram o "metal branco" na produção de seus relógios de luxo.

Diante à sua crescente utilização, podemos dizer afinal, que o paládio chegou para ficar. "Ele fornece um fundo impressionante para os diamantes e outras pedras preciosas. É o sonho do joalheiro, a oportunidade do consumidor e um tesouro escondido, natural e puro" afirma Scott Kay, um dos lideres influentes na indústria e fundador de uma das marcas mais solicitadas pelas noivas nos EUA (http://www.scottkaysterling.com/).